top of page

4º Encontro da Rede de Mulheres do Cerrado Mineiro aborda empreendedorismo rural

Empreendedorismo rural feminino no Cerrado Mineiro ganha destaque em novo encontro

4º Encontro da Rede de Mulheres Construtoras de Paisagem Regenerativa do Cerrado Mineiro traz empreendedorismo rural como caminho para negócios sustentáveis. O encontro reforça o protagonismo feminino como componente da transformação da paisagem do Cerrado Mineiro.

Encontro da Rede de Mulheres Construtoras de Paisagem Regenerativa do Cerrado Mineiro

Por Comunicação CCA

O Consórcio Cerrado das Águas (CCA) promove, no dia 11 de dezembro, o 4º Encontro da Rede de Mulheres Construtoras de Paisagem Regenerativa do Cerrado Mineiro - Empreendedorismo Rural: mulheres construindo negócios sustentáveis; uma iniciativa que fortalece a atuação feminina no território e reafirma o papel das mulheres como agentes de inovação, cuidado e transformação ambiental. O evento acontece no período da manhã, na Casa da Cultura, em Serra do Salitre-MG.

“Nesta edição, o foco será o empreendedorismo rural feminino, reconhecendo que cada negócio criado e conduzido por mulheres no Cerrado Mineiro representa não apenas geração de renda, mas também a construção de trajetórias de autonomia, identidade e impacto positivo na paisagem. O encontro vai reunir produtoras, lideranças e empreendedoras para um momento de troca de experiências, aprendizado coletivo e articulação de oportunidades que conectam sustentabilidade, mercado e desenvolvimento territorial”,

avalia Fabiane Sebaio, Secretária Executiva do CCA.

A iniciativa da Rede representa um movimento de fortalecimento da presença das mulheres no campo e na governança ambiental do Cerrado Mineiro. Por meio dos encontros, elas compartilham vivências, desafios e caminhos para uma agricultura resiliente, sustentável e se tornam atuantes na construção de paisagens biodiversas. A palestra principal será ministrada por Lorena Mangabeira. Com o tema “Empreender Sustentável”, a mentora em equilíbrio, bem-estar e cultura da confiança no agro, apontará caminhos para o fortalecimento do protagonismo feminino para a sustentabilidade do negócio rural.

A ação conta com o apoio do CEPF – Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos e do IEB – Instituto Internacional de Educação do Brasil. O CEPF é uma iniciativa internacional que reúne a Agência Francesa de Desenvolvimento, Conservação Internacional, União Europeia, Fundação Hans Wilsdorf, Fundo Global para o Meio Ambiente, Governo do Canadá, Governo do Japão e Banco Mundial, com o objetivo de fortalecer a participação da sociedade civil na conservação da biodiversidade. Já o IEB atua como equipe de implementação regional do CEPF, promovendo formação, fortalecimento institucional e disseminação de conhecimento em prol de uma sociedade mais justa e sustentável.

O 4º Encontro da Rede de Mulheres reafirma a visão do CCA de que as soluções para um Cerrado mais resiliente passam pela participação ativa das mulheres, uma vez que elas demonstram seu engajamento com a proposta impulsionando movimentos, organizando comunidades, cuidando da água, da terra e das pessoas, e sustentando modelos produtivos que aliam tradição, inovação e responsabilidade socioambiental.

Mulheres do Cerrado, atendam esse chamado A participação de cada mulher é fundamental para que o empreendedorismo no território continue sendo expressão de pertencimento, força coletiva e regeneração. 

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser realizadas pelo botão abaixo:



“Esses encontros são momentos de acolhimento, aprendizado e construção de soluções reais para o território. As mulheres têm um papel fundamental na regeneração das paisagens e na gestão da água, e é isso que queremos fortalecer”,

Destaca Fabiane Sebaio, Secretária Executiva do CCA.



 
 
 

Comentários


preservacao do cerrado em suas maos.jpg

A PRESERVAÇÃO DO CERRADO ESTÁ EM SUAS MÃOS

O futuro do Cerrado depende de todos nós. Ao participar das ações do CCA, você está contribuindo para a proteção de um dos biomas mais importantes do planeta. Sua ajuda é fundamental para que possamos continuar nossos projetos de preservação, restauração, e educação ambiental. Não deixe o Cerrado desaparecer – junte-se a nós nessa missão vital.

bottom of page