Plano de Ação de Gênero do Cerrado das Águas
Igualdade de gênero como base para a construção de paisagens regenerativas e produtivas no Cerrado Mineiro.

(2025–2030)
O que é o Plano de Ação de Gênero?
O Plano de Ação de Gênero (2025–2030) integra as metas da parceria firmada com o CEPF e IEB, estabelecendo compromissos de curto, médio e longo prazo que vão desde a criação da Rede de Mulheres Construtoras de Paisagem Regenerativa até a implementação da política institucional de gênero no planejamento estratégico do CCA. Com o movimento da rede de mulheres, que está em atividade com encontros regulares e ações de mobilização e engajamento, a proposta busca reconhecer e valorizar o papel essencial das mulheres na agricultura, na restauração ambiental e na gestão dos recursos naturais, bem como fortalecer a figura feminina no plano decisório e na gestão dos ambientes em que estão inseridas.
Outro objetivo importante é a ampliação feminina nos eventos e programas do CCA, como o PIPC – Programa de Investimento no Produtor Consciente, bem como a garantia de mulheres em cargos de liderança no Conselho Deliberativo do CCA até 2030, uma vez que esse órgão é atualmente formado majoritariamente por homens. Faz parte das metas e objetivos do plano, a destinação de recursos financeiros específicos para ações de gênero e a criação de um cargo responsável por monitorar o tema dentro da estrutura institucional.





Alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Com o Plano de Gênero, o Consórcio Cerrado das Águas (CCA) dá mais um passo importante rumo à construção de paisagens produtivas e sustentáveis no Cerrado Mineiro. Alinhado à agenda global dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS 5 Igualdade de Gênero, o CCA executará seu plano estruturado por ações afirmativas voltadas ao fortalecimento da participação feminina na governança, na produção e na liderança das iniciativas apoiadas pela organização.
Compõem a execução desse plano a ODS 6 Água Potável e Saneamento e a ODS 15 Vida Terrestre, uma vez que as ações visam à resiliência hídrica e a conservação da biodiversidade no território.
Objetivos e metas até 2030
Entre 2025 e 2030, o CCA estabelece metas concretas para ampliar a presença feminina na governança, nas propriedades e nas decisões estratégicas do território.
.jpg)
Criação da Rede de Mulheres Construtoras de Paisagem Regenerativa

Garantia de mulheres no Conselho Deliberativo do CCA até 2030

Realização de cinco oficinas exclusivas de capacitação para mulheres rurais

Destinação de recursos financeiros específicos para ações de gênero
.jpg)
Ampliação da participação feminina em programas como o PIPC

Criação de cargo responsável por monitorar a política de gênero

Rede de Mulheres Construtoras de Paisagem Regenerativa
O Consórcio Cerrado das Águas (CCA) reconhece a importância de envolver as mulheres nesse processo de transformação e adaptação ao novo cenário climático. O trabalho do CCA tem se expandido e se estruturado dentro de um corredor de expansão estabelecido para a região do Cerrado mineiro, a partir de técnicas que consideraram a biodiversidade, as ameaças ambientais, os serviços ecossistêmicos, e composição na paisagem de áreas produtivas como elemento para conexão das paisagens, com o intuito de conectar e fortalecer as áreas de produção e conservação.
A proposta é fortalecer a atuação feminina nesse corredor de expansão, conectando as participantes do Programa de Investimento no Produtor Consciente (PIPC) a outras mulheres e grupos ativos na região. O
CCA busca não apenas reforçar as práticas agrícolas sustentáveis, mas também incluir as mulheres como líderes e agentes de mudança nesse processo de adaptação e proteção ambiental.
Para o alcance dos objetivos, estão sendo realizados eventos regulares no ano de 2025, sendo, cinco oficinas exclusivas de capacitação para mulheres rurais com foco em empreendedorismo sustentável e protagonismo territorial.

Queremos que a igualdade de gênero seja mais do que uma diretriz da nossa governança, mas que se torne parte da nossa cultura organizacional e do modo como implementamos nossas ações no território, integrando nossas ações para construção de paisagens biodiversas e produtivas. Nos encontros que já realizamos até o momento, destacamos o papel fundamental que as mulheres têm na agricultura regenerativa e como a sua sensibilidade e visão holística são fundamentais para fortalecer o bioma Cerrado e toda a vida que nele habita. Por isso estamos motivados a implementar o plano de ações, conectando, engajando e valorizando as mulheres do Cerrado Mineiro
Fabiane Sebaio Almeida, Secretária Executiva do CCA

About
Apoio e implementação
A ação conta com o apoio do CEPF – Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos e do IEB – Instituto Internacional de Educação do Brasil. O CEPF é uma iniciativa internacional que reúne a Agência Francesa de Desenvolvimento, Conservação Internacional, União Europeia, Fundação Hans Wilsdorf, Fundo Global para o Meio Ambiente, Governo do Canadá, Governo do Japão e Banco Mundial, com o objetivo de fortalecer a participação da sociedade civil na conservação da biodiversidade. Já o IEB atua como equipe de implementação regional do CEPF, promovendo formação, fortalecimento institucional e disseminação de conhecimento em prol de uma sociedade mais justa e sustentável.





