Facilitador de eventos
Vaga
TDR Nº7/2025
Termo de referência para contratação de Facilitador, para suporte às atividades desenvolvidas no projeto Fortalecimento das mulheres na construção de paisagens sustentáveis no Cerrado mineiro, junto ao CEPF. O profissional será responsável por organizar, facilitar e dar suporte aos eventos de forma a garantir a melhor condução dos eventos, bem como da extração dos seus produtos.
Responsável: Fabiane Sebaio
Setor: Secretaria Executiva
Patrocínio, 01 de abril de 2025
1. Objetivo
Contratação de serviços de consultoria pessoa física para a execução das atividades ligadas aos encontros, junto ao público alvo do projeto Fortalecimento das mulheres na construção de paisagens sustentáveis no Cerrado mineiro, executada pelo Consórcio Cerrado das Águas com o apoio do Critycal Ecossystem Partnership Fund (CEPF)/IEB.
“O Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos é uma iniciativa conjunta da Agência Francesa de Desenvolvimento, da Conservação Internacional, da União Europeia, da Fundação Hans Wilsdorf, do Fundo Global para o Meio Ambiente, do Governo do Japão e do Banco Mundial. Uma meta fundamental é garantir que a sociedade civil esteja envolvida com a conservação da biodiversidade.”
“O Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) atua como a Equipe de Implementação Regional do Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos (CEPF). A missão do IEB é fortalecer os atores sociais e o seu protagonismo na construção de uma sociedade justa e sustentável, por meio de formação de pessoas, fortalecimento e articulação de instituições e grupos comunitários, e geração e disseminação de conhecimentos.”
2. Antecedentes
O CCA atua há mais de 5 anos no apoio aos produtores e na facilitação do processo de transição para a agricultura inteligente, ofertando tecnologias para serem aplicadas na vegetação nativa, áreas produtivas com foco na melhoria da oferta dos recursos hídricos. O trabalho do CCA tem se expandido e se estruturado dentro de um corredor de expansão estabelecido para a região do Cerrado mineiro, a partir de técnicas que consideraram a biodiversidade, as ameaças ambientais, os serviços ecossistêmicos, e composição na paisagem de áreas produtivas como elemento para conexão das paisagens, com o intuito de conectar e fortalecer as áreas de produção e conservação.
O produtor rural e toda sua família desempenham um papel essencial na conservação ambiental, especialmente pela estreita relação que mantêm com o meio ambiente, e o CCA reconhece a importância de envolver as mulheres nesse processo de transformação e adaptação ao novo cenário climático.
Para viabilizar a execução das ações citadas o CCA possui o Programa de Investimento no Produtor Consciente (PIPC), em que os planos para as atividades são realizados e implementados de forma individual. O projeto Fortalecimento das mulheres na construção de paisagens sustentáveis no Cerrado mineiro, visa fortalecer o Programa de Investimento no Produtor Consciente promovendo o protagonismo feminino em agricultura sustentável e construir um corredor de paisagens produtivas sustentáveis direcionando os esforços dos atores da região do Cerrado Mineiro. O CCA busca não apenas reforçar as práticas agrícolas sustentáveis, mas também incluir as mulheres como líderes e agentes de mudança nesse processo de adaptação e proteção ambiental.
O local de trabalho será nas bacias hidrográficas do córrego Feio (município de Patrocínio, MG), rio Grande (município de Serra do Salitre, MG) e ribeirão Santo Inácio (município de Coromandel), bem como outras propriedades rurais que, eventualmente, poderão estar nos arredores dessas bacias.
3. Escopo do trabalho/atividades/produtos
Os serviços contratados serão realizados em campo e em escritório e a pessoa contratada deverá desenvolver as atividades e a entrega dos produtos abaixo discriminados, para promover a participação das mulheres e garantir que os objetivos dos seguintes eventos sejam alcançados:
Encontro 1: Sobre Riscos Climáticos
Encontro 2: Sobre Gestão dos Recursos Hídricos
Encontro 3: Sobre Governança compartilhada
Encontro 4: Curso de Empreendedorismo.
Atividades/produtos a serem desenvolvidas antes dos encontros
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Auxiliar na definição dos objetivos da reunião ou atividade e na elaboração de uma agenda clara e estruturada.
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Elaborar planejamento, cronograma e condução: Gerenciar o tempo, manter o foco nos objetivos, estimular a participação de todos e garantir que as discussões sejam produtivas e respeitosas.
Produto: Plano de Facilitação (Roteiro): Um documento detalhado que descreve os objetivos da sessão, a agenda, as atividades a serem utilizadas, o tempo alocado para cada etapa e os materiais necessários, contendo Lista de presença e registro fotográfico
Atividades a serem desenvolvidas durante os encontros
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Mediar e intervir em situações de conflito ou divergência de opiniões, buscando soluções que atendam aos interesses do grupo.
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Extrair as principais ideias, decisões e próximos passos definidos pelo grupo.
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Criar um ambiente seguro para promover a confiança e o respeito entre os participantes, incentivando a comunicação aberta e honesta.
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Utilizar ferramentas e técnicas para aplicar dinâmicas, atividades e métodos participativos para estimular a criatividade, o engajamento e a colaboração.
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Coleta e análise do feedback dos participantes sobre a efetividade dos encontros antes e depois (Avaliações dos encontros.
Produto: Documentos concisos que condensam os principais pontos discutidos e as conclusões alcançadas e/ou mapas mentais ou Visuais e/ou representações gráficas das ideias e conexões geradas durante a sessão, úteis para visualizar o pensamento do grupo.
Produtos a serem desenvolvidas pós-encontros
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Fazer um relatório síntese das conclusões dos encontros e das expectativas para os próximos encontros
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Relatório consolidado após o último encontro com as evidências de que o grupo construiu um consenso sobre a paisagens regenerativas.
Os cursos e encontros estruturados servirão para engajar as mulheres e proporcionar momentos para que elas possam se aprofundar nas questões de interesse comum e compartilhar experiências. As ações estruturadas dentro do limite temporal desse projeto serão o passo inicial para promover a estruturação da Rede de Mulheres Construtoras de Paisagens Regenerativas do Cerrado Mineiro. A pessoa contratada deverá acompanhar junto a equipe do CCA os objetivos e produtos a serem gerados durante as atividades, para que estes possam ser entregues de acordo com o padrão previsto.
4. Resultados, pagamento e cronograma
O consultor/empresa deverá cumprir as atividades listadas e realizar as atividades descritas, apresentando como resultado os produtos especificados nos prazos relacionados, conforme exemplo a seguir:

As atividades descritas neste TdR serão desempenhadas de acordo com o cronograma dos eventos a serem realizados, com limite para o mês de dezembro de 2025 para finalização.
Serão deduzidos, no ato dos pagamentos, os descontos estipulados por lei.
O contratado deverá encaminhar uma cópia de todos os produtos para o CCA, em meio digital (por e-mail, para fabiane@cerradodasaguas.org.br), devidamente aprovados pelo colaborar CCA responsável por este acompanhamento.
O pagamento será feito em até 10 (dez) dias úteis, contados a partir do recebimento, no CCA, do documento de cobrança (quando empresa: nota fiscal/fatura) e do Termo de Recebimento e Aceite - TRA (documento emitido pelo beneficiário, responsável pelo recebimento e aceite, atestando que os serviços foram prestados em conformidade com as especificações solicitadas, quantidades e etapas, se for o caso).
5.Formas de apresentação
Todos os produtos a serem entregues deverão ser salvos em uma pasta específica no google drive e enviados por e-mail no endereço fabiane@cerradodasaguas.org.br. Os produtos de cada atividade deverão seguir o item 3 do presente documento:
6. Insumos necessários
Para realização das atividades, o contratado deverá disponibilizar carro, combustível, computador e telefone próprios.
7. Qualificação PJ
Os serviços acima descritos serão desempenhados por pessoa física ou jurídica com experiência de no mínimo 5 anos de experiência de mercado.
O executante deverá possuir ao menos especialização comprovada em facilitação de eventos.
Serão considerados os seguintes critérios para avaliação dos candidatos:
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Experiência em Psicologia Positiva
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Experiência com facilitação em eventos para mulheres
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Experiência em organização e facilitação de eventos
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Sensibilidade para temas como: Riscos climáticos, agricultura regenerativa, gestão e governança compartilhada de recursos naturais e empreendedorismo no ambiente rural.
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Capacidade de extrair de grupos informações chaves para os objetivos propostos
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Experiência com diferentes classes e etnias
O contratado poderá realizar parte das atividades de maneira remota, no entanto, é indispensável sua presença nos eventos, sendo vedada a delegação total ou parcial de suas responsabilidades contratuais.
A experiência será comprovada por meio da apresentação de atestados de capacidade técnica, emitidos em favor da licitante, impressos em papel timbrado do emitente, sem rasuras ou entrelinhas.
8. Responsabilidade técnica
O responsável pela análise e aprovação dos produtos entregues pelo contratado para execução do serviço a que se refere este Termo de Referência será a Fabiane Sebaio, que terá pleno acesso a todas as informações e atividades realizadas para a execução dos serviços deste termo de referência.
A equipe técnica do Consórcio Cerrado das Águas terá 10 dias úteis para avaliar cada produto, após a entrega pela contratante. É recomendável que a equipe técnica realize no máximo duas revisões para aprovar determinado produto.
Início do contrato
Abril de 2025.
Processo de seleção
Os interessados devem se candidatar até o dia 14 de abril de 2025, nessa página.
Observação: No anexo do currículo deve haver justificativa de interesse, descrição de capacidades para o trabalho e no mínimo uma referência profissional (nome, cargo, instituição, telefone e e-mail).
Data da publicação
01/04/2025
