top of page

EISA se une ao Cerrado das Águas para ampliar a resiliência hídrica e ambiental do território

Parceria impulsiona ações para construção de paisagens sustentáveis e biodiversas no Cerrado Mineiro.

Patrocínio-MG, outubro de 2025. 


logo EISA, novo associado do Consórcio Cerrado das Águas

A EISA, empresa de referência no mercado e uma das maiores tradings de café do mundo, reconhecida por trazer soluções inovadoras para o agronegócio, subsidiária do grupo ECOM, passa a integrar a plataforma colaborativa do Consórcio Cerrado das Águas (CCA).

Com mais de três décadas de atuação, a companhia se consolidou como parceira estratégica do produtor rural, oferecendo tecnologias que impulsionam produtividade, eficiência e sustentabilidade. Alinhada às demandas atuais do setor, a EISA vem intensificando suas práticas voltadas para a conservação dos recursos naturais e para o desenvolvimento de uma agricultura cada vez mais regenerativa.

Para a EISA a união se deu pelo desenvolvimento e resultado do trabalho liderado pelo Consórcio Cerrado das Águas. “O trabalho é fundamental para construir soluções coletivas e efetivas no enfrentamento dos desafios socioambientais do território. A articulação entre empresas, produtores rurais, instituições de pesquisa e organizações da sociedade civil fortalece a governança e cria uma base sólida para a transformação sustentável do Cerrado”, avalia Ana Carolina Abreu, Gerente de Sustentabilidade da EISA.

De acordo com a empresa, os objetivos da junção de esforços têm como objetivos fortalecer ações de sustentabilidade com foco em conservação e recuperação de nascentes e áreas de recarga hídrica; promoção da agricultura regenerativa e do uso racional da água; engajamento de stakeholders locais em torno de metas comuns para o território e alinhamento às melhores práticas e indicadores reconhecidos nacional e internacionalmente.

“Com a parceria, a EISA espera contribuir ativamente para a resiliência hídrica do Cerrado, ampliar seu impacto positivo e aprender continuamente com outras organizações comprometidas com a mesma causa. Além disso, a empresa quer ser agente de mudança, inspirando outras indústrias e produtores a também integrarem soluções sustentáveis e de baixo impacto em suas operações. A adesão reafirma o posicionamento da EISA como uma empresa comprometida com o futuro e com o desenvolvimento sustentável das regiões onde está inserida”

Declara Ana Carolina Abreu, Gerente de Sustentabilidade da EISA.

A entrada da EISA na plataforma representa mais um passo importante para o fortalecimento da governança colaborativa que o CCA tem realizado no território, dando mais vigor às ações planejadas e em execução. “Cada novo membro que se une a essa jornada traz consigo experiências, tecnologias e visões que ampliam nossa capacidade de promover transformações reais. A EISA chega com uma trajetória sólida e um compromisso genuíno com a sustentabilidade, o que reforça o propósito do CCA de integrar esforços entre empresas, produtores e instituições para garantir a resiliência hídrica e o equilíbrio ambiental do Cerrado Mineiro. Essa parceria expressa algo em que acreditamos: que quando somamos saberes, recursos e propósitos em prol do futuro das nossas paisagens e das comunidades que delas dependem, a sustentabilidade é alcançada”, considera Fabiane Sebaaio, Secretária Executiva do CCA.

A adesão reafirma o posicionamento da EISA como uma empresa comprometida com o futuro e com o desenvolvimento sustentável das regiões onde está inserida e fortalece os caminhos do CCA para uma agricultura inteligente e construtora de paisagens sustentáveis e biodiversas. 


Sobre a Eisa

A EISA, parte do grupo ECOM, foi fundada no Brasil em 1935, iniciando suas atividades como trading de algodão e expandindo para o setor de café em 1959. Desde então, a empresa tem se consolidado como uma das líderes da indústria cafeeira no país, conectando as regiões produtoras aos mercados globais. Com décadas de experiência, a EISA constrói parcerias duradouras com agricultores e investe em soluções sustentáveis e inovadoras, como o Projeto BEE SMS e armazéns movidos a energia renovável, reforçando seu compromisso com a qualidade, a sustentabilidade e a rastreabilidade.


Sobre o Cerrado das Águas

O Consórcio Cerrado das Águas é uma plataforma colaborativa que inclui vários setores, como empresas, governo e a sociedade civil. O CCA é uma iniciativa da cadeia produtiva do café que busca construir resiliência hídrica no Cerrado Mineiro, por meio de estratégias que promovam o melhor uso da terra, garantindo a continuidade da produção de café na região e mitigando o impacto das mudanças climáticas.

Por meio do Programa de Investimento no Produtor Consciente (PIPC), a equipe do CCA orienta, apoia e incentiva o produtor na implementação de estratégias para a provisão de serviços ecossistêmicos, com foco na melhoria da oferta dos recursos hídricos a todos os produtores, cujas propriedades são adjacentes a uma determinada bacia, tornando a região resiliente às mudanças climáticas. Como resultado, o CCA possui 202 hectares de área de vegetação nativa conservada, 4 mil hectares de área de agricultura em processo de transição para a agricultura regenerativa e 150 mil pessoas beneficiadas.

A iniciativa possui como membros associados as seguintes empresas: Nescafé, Expocaccer, Nespresso, Lavazza, Cooxupé, Cofco International, Volcafe, NKG Stockler, Daterra, Federação dos Cafeicultores do Cerrado, CerVivo, Starbucks Farmer Support Center, JDE Peet´s, EISA e X-Farm. Além disso, a plataforma possui os parceiros-chaves como a Prefeitura de Municipal de Serra do Salitre e a Prefeitura Municipal de Coromandel.

Comentários


preservacao do cerrado em suas maos.jpg

A PRESERVAÇÃO DO CERRADO ESTÁ EM SUAS MÃOS

O futuro do Cerrado depende de todos nós. Ao participar das ações do CCA, você está contribuindo para a proteção de um dos biomas mais importantes do planeta. Sua ajuda é fundamental para que possamos continuar nossos projetos de preservação, restauração, e educação ambiental. Não deixe o Cerrado desaparecer – junte-se a nós nessa missão vital.

bottom of page