Cerrado aposta na agricultura regenerativa para avançar
- Consorcio Cerrado das Águas
- 6 de mai.
- 5 min de leitura
Agricultura regenerativa impulsiona produção e resiliência no Cerrado Mineiro
O canal 100PORCENTOAGRO acompanhou um evento em Brasília que apresentou o projeto de corredor de agricultura regenerativa no Cerrado Mineiro. A iniciativa visa unir preservação ambiental e produção agrícola em uma estratégia de longo prazo. Assista ao vídeo:
Confira abaixo a transcrição da reportagem exibida pelo canal 100PORCENTOAGRO, com entrevistas e análises sobre o impacto da agricultura regenerativa na produção agrícola e na sustentabilidade do Cerrado Mineiro.
Transcrição
André Duarte - Apresentador
O 100% Agro está em Brasília para acompanhar um evento que pode marcar um novo capítulo para agricultura sustentável no Cerrado Mineiro. Hoje, produtores e especialistas, pesquisadores e lideranças no setor se reúnem para discutir um conceito que vai além da preservação, a paisagem regenerativa. A proposta é recuperar áreas ambientais e, ao mesmo tempo, fortalecer a produtividade agrícola, gerando impacto positivo para o meio ambiente e da economia.
Durante o evento, vamos ouvir quem está na linha de frente da transformação, representantes do Consórcio Cerrado das Águas, autoridades, técnicos, produtores e organizações que acreditam que é possível produzir de forma sustentável e valorizar ainda mais o café do Cerrado.
Acompanhe essa cobertura especial e entenda como o Corredor de Paisagem Regenerativa pode ser um exemplo de equilíbrio para a agricultura e a conservação.
Marcelo Cocco Urtado | Presidente CCA
O grande mote é a colaboração, que já é uma essência do Consórcio Cerrado das Águas, que é um ambiente pré-competitivo. Então, nós acreditamos que a união dos esforços das pessoas e diferentes elos da cadeia só podem contribuir para um resultado melhor. Então, eu acredito que juntos nós vamos fazer um trabalho muito melhor agora.
Juliano Tarabal | Federação dos Cafeicultores Cerrado Mineiro
A sustentabilidade, a causa, o propósito que o Consórcio trabalha é uma construção de longo prazo. O que muda é a nossa perspectiva de esperança para um futuro mais sustentável, mediante esse corredor regenerativo, que conecta paisagens na nossa região, estimula os produtores a terem essa cultura também da agricultura regenerativa. Então, a gente está integralmente apoiando essa causa.
A gente convida a indústria, o trade, as empresas que atuam nessa região, ONGs, organizações que possam também somar com a gente, fazer parte do Consórcio, que é uma plataforma colaborativa, vão ser muito bem-vindos. Nosso desafio é grande, mas juntos a gente pode conseguir.
Marcos Alves | Gerente Regional Sebrae
O Sebrae é um apoiador dessa iniciativa e ele apoia o Consórcio Cerrado das Águas, principalmente pelo enorme histórico que o Sebrae tem, no apoio à cafetura da região do Cerrado Mineiro. Então, a atuação do Sebrae é literalmente da lavoura, da planta até a xícara, seja do momento que a gente apoia os produtores através de iniciativas como Educampo, certificações, apoio às cooperativas, associações, organização do setor, até a inserção competitiva nos principais mercados.
E aí, o Consórcio Cerrado das Águas, essa iniciativa que reúne tantos players importantes do segmento da cafetura interessados para que possa existir, principalmente da preservação da água, que na lógica do próprio nome, na gênese do próprio Consórcio, o Cerrado desafia exatamente esse, a gente está no meio do Brasil Central, de como garantirmos a água para a produção agrícola, mas especialmente para o consumo humano, de uma iniciativa que traz um alento, uma perspectiva muito positiva, para que mais uma vez, através da produção sustentável, possamos ter produtores mais competitivos e a garantia também de uma região que possa ser perene para todos nós.
Natália Carr | Gerente ESG Cooxupe
O produtor que adota esses manejos regenerativos, como a gente discutiu aqui hoje, ele vai garantir que ele consegue se manter na atividade, eu acho que isso, como eu mencionei, ele tem que parar de ser um nicho, ele começa a furar a bolha e sair do nicho realmente, passa a ser uma parte do convencional, o regenerativo tem que passar a ser o tradicional, porque senão o produtor não consegue se manter.
No entanto, a gente acredita também que esses manejos aumentam a produtividade, a gente está desenvolvendo um estudo agora para entender a questão de produtividade, redução de custo, porque quando ele tem, por exemplo, o corredor ecológico ou as plantas de cobertura na entrelinha, ele provavelmente reduz a aplicação de inseticidas e herbicidas, que é um custo alto, então ele começa a ter uma redução do custo também, então são vários fatores, além do aumento de produtividade, a gente espera também uma redução de custo.
Mário Cerutti | RI e Sustentabilidade, Lavazza Group
Hoje é muito importante estar aqui porque o Consórcio Cerrado das Águas é um projeto muito relevante do qual participamos, a ideia é realmente integrar o todo, não apenas o rio e todos os seus afluentes, mas todo o contexto econômico, social e ambiental, e desenvolver soluções que funcionem de maneira interativa, em conjunto, essa é, de fato, a nova fronteira.
Quando o Consórcio começou, era uma abordagem bastante inovadora, hoje, muitos outros países e iniciativas estão anotando este modelo, e ele continua sendo muito importante, pois pode representar uma das possíveis respostas para a crise atual.
Na realidade, algo que talvez aqui do Brasil seja difícil perceber, é que apesar dos preços elevados das matérias-primas, em muitos países produtores, os agricultores não conseguem realmente se beneficiar desses preços, isso se deve à ineficiência, à informação assimétrica, entre outros motivos, mas com certeza, um dos fatores é que a teoria da mudança adotada até agora não tem sido eficaz.
Hoje, temos o valor com o qual sempre sonhamos, mas em muitos lugares isso não se traduz em soluções reais. Por isso, é importante mudarmos a abordagem, mudarmos a forma de como trabalhamos juntos, como comunidade, em café, sempre visando o benefício de toda a cadeia, começando pelo produtor até chegar ao consumidor final.
Juliano Tarabal | Federação dos Cafeicultores Cerrado Mineiro
Os produtores têm encarado com uma oportunidade de introduzir uma nova forma de manejo para tornar a sua cafeicultura mais resiliente nas mudanças climáticas, ter um manejo que preserve melhor o solo, retenha mais a água no solo. Então, o produtor tem sido muito aberto para a proposta, porque a proposta do Consórcio é uma proposta muito bem estruturada, muito técnica, muito bem fundamentada. Então, tem tido uma adesão muito grande dos produtores.
Marcelo Cocco Urtado | Presidente CCA
Os agricultores, os cafeicultores na região do Ceado do Nenê, eles têm uma característica da inovação, do profissionalismo e os associados e as empresas que fazem parte também. Então, reflete muito essas características do planejamento, da parte profissional. Então, esse projeto você vê para qualquer ação que você vai tomar, tanto na parte ambiental, na parte agronômica, social, dentro das propriedades, você precisa de um planejamento. E um planejamento regional desse porte, eu vejo único hoje no Brasil. Então, com muito entusiasmo e acreditando nesse futuro melhor.
Mário Cerutti | RI e Sustentabilidade, Lavazza Group
Pessoas de todos os aspectos do mundo se reúnem em torno de uma xícara de café para fazer negócios, buscar partes, encontrar soluções ou simplesmente passar um tempo gostoso com os amigos.
Por isso, esperamos que isso continue e que o café possa ser cada vez mais um veículo para promover o diálogo entre as pessoas. Infelizmente, todos sabemos que o mundo precisa desesperadamente de mais conversas. Conversas mais sérias, voltadas para resolver problemas e não para criar novos. Então, quem sabe, o café possa nos ajudar ainda mais com isso.
André Duarte - Apresentador
E o evento de hoje mostrou que produzir e preservar podem e devem caminhar juntos. A criação do Corredor de Paisagem Regenerativa no Cerrado Mineiro representa mais que uma mudança ambiental. É uma nova forma de pensar e a relação entre o campo e a sustentabilidade do mercado.
Produtores, pesquisadores e lideranças seguem unidos pelo mesmo propósito, transformar o Cerrado em referência de agricultura responsável e de valor para o mundo. Essa é mais uma iniciativa que o 100PORCENTOAGRO acompanha de perto, levando informação de qualidade para quem acredita no futuro do agro brasileiro. 100PORCENTOAGRO, jornalismo dedicado ao agronegócio.
Commentaires