top of page

Terceiro encontro da Rede de Mulheres Construtoras de Paisagem Regenerativa do Cerrado Mineiro acontece em novembro

CCA mobiliza público feminino para cuidar da água e do território com incentivo ao protagonismo.

Grupo de mulheres participantes da Rede de Mulheres Construtoras de Paisagem Regenerativa reunidas em Serra do Salitre (MG).

Acontece no dia 1º de novembro, no Assentamento Quebranzol, em Serra do Salitre (MG), o 3º Encontro da Rede de Mulheres Construtoras de Paisagem Regenerativa do Cerrado Mineiro, uma iniciativa do Consórcio Cerrado das Águas (CCA) com apoio do CEPF – Critical Ecosystem Partnership Fund, IEB – Instituto Internacional de Educação do Brasil, Sebrae e Flores do Café (UFV-CRP).

ree

Com o tema “Mulheres que cuidam e agem juntas pela água”, o evento propõe um espaço de diálogo, escuta e construção coletiva entre mulheres do território, fortalecendo o protagonismo feminino na conservação dos recursos hídricos e na promoção de paisagens produtivas e biodiversas.

Durante a manhã, as participantes vivenciarão rodas de conversa, dinâmicas e trocas de experiências sobre temas que conectam saberes e práticas. Entre os temas, destacam-se o olhar compartilhado sobre a paisagem e seus desafios; a construção coletiva de soluções para manter a vida na bacia do córrego Grande e a água como elo entre as histórias. 


A iniciativa da Rede representa um movimento de fortalecimento da presença das mulheres no campo e na governança ambiental do Cerrado Mineiro. Por meio dos encontros, elas compartilham vivências, desafios e caminhos para uma agricultura resiliente, sustentável e se tornam atuantes na construção de paisagens biodiversas.


ree

A ação conta com o apoio do CEPF – Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos e do IEB – Instituto Internacional de Educação do Brasil. O CEPF é uma iniciativa internacional que reúne a Agência Francesa de Desenvolvimento, Conservação Internacional, União Europeia, Fundação Hans Wilsdorf, Fundo Global para o Meio Ambiente, Governo do Canadá, Governo do Japão e Banco Mundial, com o objetivo de fortalecer a participação da sociedade civil na conservação da biodiversidade. Já o IEB atua como equipe de implementação regional do CEPF, promovendo formação, fortalecimento institucional e disseminação de conhecimento em prol de uma sociedade mais justa e sustentável.


“Esses encontros são momentos de acolhimento, aprendizado e construção de soluções reais para o território. As mulheres têm um papel fundamental na regeneração das paisagens e na gestão da água, e é isso que queremos fortalecer”

destaca Fabiane Sebaio, Secretária Executiva do CCA.

As inscrições são gratuitas e com vagas limitadas e podem ser realizadas clicando no botão abaixo:



Sobre o Cerrado das Águas

O Consórcio Cerrado das Águas é uma plataforma colaborativa que inclui vários setores, como empresas, governo e a sociedade civil. O CCA é uma iniciativa da cadeia produtiva do café que busca construir resiliência hídrica no Cerrado Mineiro, por meio de estratégias que promovam o melhor uso da terra, garantindo a continuidade da produção de café na região e mitigando o impacto das mudanças climáticas.

Por meio do Programa de Investimento no Produtor Consciente (PIPC), a equipe do CCA orienta, apoia e incentiva o produtor na implementação de estratégias para a provisão de serviços ecossistêmicos, com foco na melhoria da oferta dos recursos hídricos a todos os produtores, cujas propriedades são adjacentes a uma determinada bacia, tornando a região resiliente às mudanças climáticas. Como resultado, o CCA possui 202 hectares de área de vegetação nativa conservada, 4 mil hectares de área de agricultura em processo de transição para a agricultura regenerativa e 150 mil pessoas beneficiadas.  

A iniciativa possui como membros associados as seguintes empresas: Nescafé, Expocaccer, Nespresso, Lavazza, Cooxupé, Cofco International, Volcafe, NKG Stockler, Daterra, Federação dos Cafeicultores do Cerrado, CerVivo, Starbucks Farmer Support Center, JDE Peet´s, EISA e X-Farm. Além disso, a plataforma possui os parceiros-chaves como a Prefeitura de Municipal de Serra do Salitre e a Prefeitura Municipal de Coromandel.  



Comentários


preservacao do cerrado em suas maos.jpg

A PRESERVAÇÃO DO CERRADO ESTÁ EM SUAS MÃOS

O futuro do Cerrado depende de todos nós. Ao participar das ações do CCA, você está contribuindo para a proteção de um dos biomas mais importantes do planeta. Sua ajuda é fundamental para que possamos continuar nossos projetos de preservação, restauração, e educação ambiental. Não deixe o Cerrado desaparecer – junte-se a nós nessa missão vital.

bottom of page