Consórcio Cerrado das Águas lidera projetos para fortalecer a agricultura sustentável e a resiliência climática no Cerrado Mineiro
- Consorcio Cerrado das Águas
- 9 de mai.
- 4 min de leitura
Iniciativas contam com apoio de grandes instituições como Fundação Cargill, BNDES, Petrobrás e CEPF, e têm foco em pequenos produtores, protagonismo feminino e paisagem regenerativa no Cerrado Mineiro.

O Consórcio Cerrado das Águas (CCA) segue com seu objetivo de unir forças e realizar um trabalho colaborativo rumo à construção de paisagens produtivas e sustentáveis no Cerrado Mineiro. O ano de 2025 já destaca-se pelas parcerias formadas por grandes empresas e instituições da cafeicultura, de forma promissora e com objetivos que geram impactos ambientais e sociais para a comunidade. A entidade está à frente da execução de três projetos estratégicos que buscam ampliar a resiliência hídrica e climática na região, promovendo práticas de agricultura regenerativa, restauração ecológica e fortalecimento do papel das mulheres no campo.
As ações, financiadas por editais de instituições de renome nacional e internacional, contemplam diretamente produtores e produtoras rurais dos municípios de Patrocínio, Coromandel e Serra do Salitre (MG), com foco especial nas bacias hidrográficas do córrego Feio, ribeirão Santo Inácio e ribeirão Grande.
Agricultura regenerativa com apoio da Fundação Cargill
O projeto “Agricultura Regenerativa em Pequenas Propriedades do Cerrado Mineiro – Um Esforço Coletivo para uma Paisagem Sustentável”, com financiamento da Fundação Cargill, oferece apoio técnico, capacitações e suporte na implementação de práticas regenerativas. No dia 29 de abril, o primeiro evento dessa parceria foi realizado com o Curso sobre Sistemas Agroflorestais. O evento aconteceu na Fazenda Três Meninas, em Monte Carmelo, uma das propriedades referência em cafeicultura sustentável no Brasil, e contou com a presença de produtores e profissionais do setor agrícola.
Também estão previstos eventos e ações como dias de campo, cursos de compostagem e o recebimento de insumos como mudas e composto orgânico para execução do projeto que acontece ao longo do ano de 2025.
Paisagens biodiversas com o projeto Floresta Viva – FUNBIO
Já o projeto “Restauração Ecológica e Café: Construindo Paisagens Biodiversas e Produtivas” é financiado pela Petrobrás e BNDES por meio do edital Floresta Viva (FUNBIO). A ação promove a restauração de Áreas de Preservação Permanente (APPs) e Reservas Legais (RLs), fortalecendo também a cadeia produtiva da restauração com treinamentos, insumos e incentivo à geração de emprego no campo.
Protagonismo feminino na sustentabilidade rural
Com foco na inclusão e no protagonismo feminino, o projeto “Fortalecimento das Mulheres na Construção de Paisagens Sustentáveis no Cerrado Mineiro” é executado com recursos do Critical Ecosystem Partnership Fund (CEPF). O CEPF financiou, em 2019, o projeto-piloto do PIPC – Programa de Investimento no Produtor Consciente, no córrego Feio, em Patrocínio, e agora volta a apoiar esta iniciativa de fortalecimento da cafeicultura feminina no Cerrado Mineiro.
Voltado a mulheres à frente de atividades produtivas rurais, o projeto oferece capacitações exclusivas, intercâmbios de experiências, apoio técnico e incentiva a criação de redes colaborativas entre produtoras comprometidas com práticas sustentáveis e aquelas que querem iniciar os caminhos da agricultura inteligente.
Segundo a equipe técnica do CCA, essas iniciativas demonstram a força da atuação coletiva para enfrentar os desafios das mudanças climáticas e da degradação ambiental, ao mesmo tempo em que promovem a valorização da agricultura familiar e a inclusão social.
“Esses três projetos representam um avanço importante do trabalho do Consórcio Cerrado das Águas e seu propósito de promover uma agricultura inteligente no Cerrado Mineiro com foco em uma produção conectada com a natureza e que promova a resiliência climática. Estamos construindo, junto com os produtores e nossa plataforma colaborativa, uma nova paisagem no Cerrado, baseada em inovação, práticas sustentáveis e cuidado com as pessoas e com a água”, destaca Fabiane Sebaio, Secretária Executiva do Consórcio Cerrado das Águas.
Interessados em participar ou saber mais sobre as ações podem entrar em contato com o Consórcio Cerrado das Águas pelo site: https://www.cerradodasaguas.org.br/
Sobre o CCA
O Consórcio Cerrado das Águas é uma plataforma colaborativa que inclui vários setores, como empresas, governo e a sociedade civil. O CCA é uma iniciativa da cadeia produtiva do café que busca construir resiliência hídrica no Cerrado Mineiro, por meio de estratégias que promovam o melhor uso da terra, garantindo a continuidade da produção de café na região e mitigando o impacto das mudanças climáticas.
Por meio do Programa de Investimento no Produtor Consciente (PIPC), a equipe do CCA orienta, apoia e incentiva o produtor na implementação de estratégias para a provisão de serviços ecossistêmicos, com foco na melhoria da oferta dos recursos hídricos a todos os produtores, cujas propriedades são adjacentes a uma determinada bacia, tornando a região resiliente às mudanças climáticas. Como resultado, o CCA possui 202 hectares de área de vegetação nativa conservada, 4 mil hectares de área de agricultura em processo de transição para a agricultura regenerativa e 150 mil pessoas beneficiadas.
A iniciativa possui como membros associados as seguintes empresas: Nescafé, Expocaccer, Nespresso, Lavazza, Cooxupé, Cofco International, Volcafe, NKG Stockler, Daterra, Federação dos Cafeicultores do Cerrado, CerVivo, Starbucks Farmer Support Center e JDE. Além disso, a plataforma possui os parceiros-chaves como a Prefeitura de Municipal de Serra do Salitre e a Prefeitura Municipal de Coromandel.
_____________
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação CCA
Polliana Dias
(34) 98818-7718
Comments