top of page
Foto do escritorConsorcio Cerrado das Águas

União da cadeia produtiva em busca de sustentabilidade

Atualizado: 6 de dez. de 2024

União da cadeia produtiva em busca de sustentabilidade garante que todos caminhem na mesma direção, comenta presidente do Cerrado das Águas





União da cadeia produtiva em busca de sustentabilidade garante que todos caminhem na mesma direção, comenta presidente do Cerrado das Águas


Marcelo Urtado participou do Coffee Dinner & Summit e destaca a importância de se entender as demandas internacionais para a produção brasileira de alimentos

Transcrição


Virgínia Alves | Notícias Agrícolas:


Olá para você que nos acompanha aqui pelo Notícias Agrícolas, eu sou Virginia Alves e nós já estamos falando aqui há alguns dias que o tema do Cecafé desse ano é sustentabilidade, a gente está entendendo tudo aqui, o que o mercado está demandando, quais são as boas práticas e a gente vai conversar agora com o Marcelo Urtado.


Marcelo ele é presidente do Consórcio Cerrado das Águas lá do Cerrado Mineiro, que inclusive é uma plataforma colaborativa que teve início com a produção de café, né Marcelo? qual que é a importância de vocês estarem participando de um evento como esse, o que você está achando?



Marcelo Urtado | Presidente do Consórcio Cerrado das Águas


Oi Virginia, é um prazer conversar com você, com todos, olha, é importantíssimo estar em um evento como esse, a gente aprende muito, tem muita troca também e aqui são muitas pessoas de diversas áreas da cadeia do café e esse universo representa muito o que é o Consórcio Cerrado das Águas, que são várias entidades diferentes, inclusive concorrentes trabalhando em prol de um objetivo comum, que é a produção de água e a manutenção da cafeicultura no Cerrado Mineiro e a gente consegue ver que as nossas ações estão no caminho certo, com todas as palestras, a temática da sustentabilidade, se nós não formarmos essas ações agora, a gente não consegue reverter a situação, então está sendo muito proveitoso.



Virgínia Alves | Notícias Agrícolas:


Marcelo, teve, o evento ainda está acontecendo, a gente ainda tem muita coisa para debater, mas teve alguma coisa que te chamou a atenção aqui, que te colocou para pensar, olha, vou ter que levar isso para o pessoal, para a gente debater essa ideia, enfim?



Marcelo Urtado | Presidente do Consórcio Cerrado das Águas


É o pensamento e o planejamento sistêmico, né, e a gente também vê como as exigências dos países europeus, como que eles estão abordando o assunto e como que a gente tem que trabalhar com isso, tanto a nossa lição de casa e a gente perante, eles perante a gente também.



Virgínia Alves | Notícias Agrícolas:


E Marcelo, a última vez que nós conversamos falando do consórcio, vocês estavam com alguns planos, inclusive de ir para outras culturas, né? Quais são as expectativas agora, como é que estão as coisas por lá? Atualiza a gente, que a gente conversou, acho que já tem uns três meses que nós estivemos lá no Cerrado, o que tem de novo?



Marcelo Urtado | Presidente do Consórcio Cerrado das Águas


Verdade. Olha, o plano de você aumentar para outras culturas é porque uma bacia hidrográfica, ela não é feita só de uma cultura, então a gente tem que pensar no território como um todo. Então a gente está caminhando, discutindo com os associados para essa ampliação. E muito importante, também em um evento como esse, vai ter uma fala, que vão falar um pouquinho aqui do consórcio, muito bom, para nós trazermos mais associados para o consórcio, porque a gente precisa de mais gente para conseguir impactar mais no campo.



Virgínia Alves | Notícias Agrícolas:


E vamos já deixar aqui então, quem estiver assistindo e quiser ser um associado, como é que faz? Onde que entra em contato com vocês?



Marcelo Urtado | Presidente do Consórcio Cerrado das Águas


Pode ser pelo próprio Instagram do consórcio Cerrado das Águas, pelo site, ou telefonar, entrar em contato com a Fabiane, né? E ela passa todas as indicações.



Virgínia Alves | Notícias Agrícolas:


Obrigada, Marcelo. Chegamos aqui então com o Marcelo Urtado. O Marcelo é um grande parceiro do Notícias Agrícolas, é produtor também, né Marcelo? Presidente lá do consórcio e a gente segue aqui todos juntos em prol de divulgar as boas ações e trazer mais gente para esse lado, que de fato a gente, ficou claro aqui para a gente, né Marcelo? O mercado está pedindo isso e de fato, são dois pontos, né? A gente precisa cuidar porque precisa cuidar mesmo e o segundo é que o produtor, seja lá qual for a cultura que não se enquadra nisso, vai perder espaço no mercado.


18 visualizações0 comentário

Comments


preservacao do cerrado em suas maos.jpg

A PRESERVAÇÃO DO CERRADO ESTÁ EM SUAS MÃOS

O futuro do Cerrado depende de todos nós. Ao participar das ações do CCA, você está contribuindo para a proteção de um dos biomas mais importantes do planeta. Sua ajuda é fundamental para que possamos continuar nossos projetos de preservação, restauração, e educação ambiental. Não deixe o Cerrado desaparecer – junte-se a nós nessa missão vital.

bottom of page