JDE Peet’s une forças ao Consórcio Cerrado das Águas em prol da resiliência climática no Cerrado Mineiro
- Consorcio Cerrado das Águas
- 7 de jul.
- 4 min de leitura
Parceria fortalece ações em prol da resiliência climática
Multinacional com atuação em mais de 100 países e uma das líderes globais no mercado de café e chá, passa a integrar a plataforma colaborativa com foco na construção de paisagens produtivas e sustentáveis.

O Consórcio Cerrado das Águas (CCA) comemora a recente adesão da JDE Peet’s como novo membro associado. A empresa multinacional com atuação em mais de 100 países, é também uma das líderes globais no mercado de café e chá e chega para somar esforços para a construção de paisagens produtivas e sustentáveis no Cerrado Mineiro, se juntando às 12 empresas que compõem a plataforma colaborativa.
A entrada da JDE Peet’s no CCA representa um importante avanço nas estratégias de sustentabilidade desenvolvidas pelo CCA desde 2019, na Região do Cerrado Mineiro. Reconhecida como um polo agrícola vital e uma das principais origens produtoras de café do Brasil, a área é igualmente prioritária para a conservação da biodiversidade e dos recursos hídricos.
Com presença em mais de 100 países e marcas conhecidas mundialmente, a JDE Peet’s traz para o Consórcio sua experiência e sua visão de sustentabilidade, alinhada ao propósito de promover a regeneração ambiental e a resiliência climática nas bacias hidrográficas do Cerrado.
A empresa já desenvolve diversas iniciativas voltadas à agricultura sustentável e ao fortalecimento das cadeias de fornecimento de café, o que reforça ainda mais o alinhamento com as ações do CCA e a aproximação com o propósito da plataforma colaborativa.
“Por meio do nosso programa Common Grounds, buscamos fortalecer a resiliência climática e promover práticas de agricultura regenerativa, e a adesão ao CCA reforça esse compromisso. A colaboração com atores locais e parcerias pré competitivas são excelentes ferramentas para atingirmos mais produtores, gerando ainda mais impactos positivos na Região do Cerrado Mineiro.”
comenta Bruno Ribeiro, Coordenador de Fornecimento Responsável na JDE Peet´s, sobre a entrada na plataforma colaborativa.
Para o Consórcio, a chegada da JDE Peet’s representa um passo importante na ampliação da rede de parceiros engajados na busca de soluções colaborativas que conciliam produção, preservação e desenvolvimento territorial. A integração da empresa ao CCA fortalecerá iniciativas como o Corredor de Paisagens Regenerativas, o Programa de Investimento no Produtor Consciente e outras frentes que visam proteger as nascentes, melhorar a qualidade da água e aumentar a resiliência das propriedades frente às mudanças climáticas.
“Ter a JDE Peet’s como parte da nossa plataforma colaborativa é motivo de grande satisfação. A presença de mais uma empresa com atuação global reforça o reconhecimento da relevância do nosso trabalho e amplia o alcance das soluções que estamos construindo em conjunto com produtores, instituições e demais membros associados,”
destaca Marcelo Urtado, presidente do CCA.
Com essa nova adesão, o Consórcio Cerrado das Águas fortalece ainda mais sua missão de conectar diferentes atores do setor público, privado e da sociedade civil em prol de um futuro mais sustentável para o Cerrado Mineiro.
Sobre o CCA
O Consórcio Cerrado das Águas é uma plataforma colaborativa que inclui vários setores, como empresas, governo e sociedade civil. O CCA é uma iniciativa da cadeia produtiva do café que busca construir resiliência hídrica no Cerrado Mineiro, por meio de estratégias que promovam o melhor uso da terra, garantindo a continuidade da produção de café na região e mitigando o impacto das mudanças climáticas.
Por meio do Programa de Investimento no Produtor Consciente (PIPC), a equipe do CCA orienta, apoia e incentiva o produtor na implementação de estratégias para a provisão de serviços ecossistêmicos, com foco na melhoria da oferta dos recursos hídricos a todos os produtores, cujas propriedades são adjacentes a uma determinada bacia, tornando a região resiliente às mudanças climáticas. Como resultado, o CCA possui 202 hectares de área de vegetação nativa conservada, 4 mil hectares de área de agricultura em processo de transição para a agricultura regenerativa e 150 mil pessoas beneficiadas.
A iniciativa possui como membros associados as seguintes empresas: Nescafé, Expocaccer, Nespresso, Lavazza, Cooxupé, Cofco International, Volcafe, NKG Stockler, Daterra, Federação dos Cafeicultores do Cerrado, CerVivo, Starbucks Farmer Support Center e JDE Peet’s. Além disso, a plataforma possui os parceiros-chaves como a Prefeitura de Municipal de Serra do Salitre e a Prefeitura Municipal de Coromandel. Saiba mais acessando: http://cerradodasaguas.org.br
Sobre a JDE Peet’s
A JDE Peet’s é uma companhia global líder em cafés e chás, servindo aproximadamente 4100 xícaras de café ou chá por segundo. A JDE Peet’s desperta as possibilidades de café e chá em mais de 100 países, por meio de um portfólio de mais de 50 marcas, como L’OR, Peet’s, Jacobs, Senseo, Tassimo, Douwe Egberts, OldTown, Super, Pickwick e Moccona . Em 2023, a JDE Peet's gerou vendas totais de 8,2 bilhões de euros e empregou mais de 21 mil funcionários. É conhecida no Brasil pelas marcas L’OR, Pilão, Café do Ponto, Damasco, Maratá, Caboclo, Café Pelé, entre outras.
Leia mais sobre a nossa visão de levar um café e um chá para cada xícara em www.jdepeets.com.
____
Assessoria de Imprensa da JDE Peet’s Brasil:
WEDOPR
Samira Salomão – ssalomao@wedopr.com,br
Sthefanie Sparvoli – ssparvoli@wedopr.com.br
Assessoria de Comunicação CCA
Polliana Dias - comunicacao@cerradodasaguas.org.br










Comentários