top of page

C4 - USO DE MÁQUINAS - NÃO UTILIZAR MAQUINÁRIO COM SOLO ÚMIDO

Planejamento agrícola previne compactação do solo em períodos úmidos


Trator agrícola em lavoura de café ilustrando os riscos do uso de maquinário em solo úmido no Cerrado das Águas

Descrição: O uso de máquinas deve ser planejado para ser realizado em períodos em que o solo não esteja úmido, pois o umedecimento do solo reduz a força com que as partículas estão unidas e com isso, a capacidade de suportar cargas é reduzida.


Como fazer: Planejar as operações agrícolas e considerar a umidade do solo como prioridade, para possíveis alterações no planejamento.


Equipamentos necessários: Não há equipamento necessário, apenas planejamento.


Época de realização: Quando o solo estiver esfacelando (esboroa com facilidade e não "prega" na mão).


Monitoramento de estratégia:

  • Avaliar os atributos do solo, tais como: porosidade, densidade, infiltração de água e resistência ao penetrômetro.;

  • Observar se o solo está esfacelando, pois somente nesse ponto é interessante liberar o maquinário para os serviços.


Indicadores: Menor compactação do solo.


Serviços Ecossistêmicos Conservados:

  • Preservação da estrutura do solo;

  • Aumento da infiltração de água.



Comentários


preservacao do cerrado em suas maos.jpg

A PRESERVAÇÃO DO CERRADO ESTÁ EM SUAS MÃOS

O futuro do Cerrado depende de todos nós. Ao participar das ações do CCA, você está contribuindo para a proteção de um dos biomas mais importantes do planeta. Sua ajuda é fundamental para que possamos continuar nossos projetos de preservação, restauração, e educação ambiental. Não deixe o Cerrado desaparecer – junte-se a nós nessa missão vital.

bottom of page