IMG_20220521_090631.jpg
 
 

QUEM SOMOS

cerrado-img-icon-quemsomos.png

O Consórcio Cerrado das Águas (CCA) é uma plataforma colaborativa que inclui vários setores, envolvendo empresas, governo e a sociedade civil. Nosso objetivo é agregar esforços para a preservação e conservação ambiental a fim de combater as mudanças climáticas.

Nosso Programa de Investimento no Produtor Consciente (PIPC) oferece aos produtores de uma determinada bacia, serviços especializados para o desenvolvimento ambiental das suas propriedades em três frentes: restauração, práticas agrícolas climaticamente inteligentes e gestão eficiente de recursos hídricos.

VISÃO

A água de hoje é fruto da paisagem que construímos.

MISSÃO

Atuar de forma colaborativa para construir paisagens sustentáveis produtivas, nas quais as atividades de indivíduos, organizações e setores possam ter impactos ambientais e socioeconômicos positivos.

VALORES

Ética ambiental, co-responsabilização da cadeia, compromisso com a conservação do bioma Cerrado, desenvolvimento sustentável e restauração ecológica.

ESTRATÉGIA

Por meio do Programa de Investimento no Produtor Consciente o CCA projeta e implementa estratégias a longo prazo para garantir a provisão de serviços ecossistêmicos a todos os produtores cujas propriedades são adjacentes a uma dada bacia, tornando a região ou paisagem mais resiliente às mudanças climáticas.

Nossa equipe oferece consultoria especializada aos produtores e atores locais sobre as mais recentes tecnologias para a restauração da vegetação nativa, a agricultura climaticamente inteligente e a gestão de recursos hídricos, com base em pesquisas extensas e experiências práticas.

MEMBROS

Nosso modelo de governança estabelece funções e responsabilidades claras para o Conselho e para a equipe profissional. O Consórcio Cerrado das Águas é uma associação legalmente independente, responsável por seu orçamento e intervenções, perante seus membros e a sociedade.

O time do Consórcio é financiado por empresas cujo fornecimento de matéria prima depende da sustentabilidade da região. As empresas da cadeia do café foram as pioneiras na estruturação desta iniciativa e são maioria entre os financiadores. Entretanto, o Consórcio está aberto a todos os setores que tiverem interessem em se envolver com iniciativas de conservação que promovam a resiliência climática.

As intervenções do Consórcio a nível de propriedade são financiadas por fundos. Na bacia piloto o consórcio conta com o apoio do CEPF - Critical Ecosystem Partnership Fund. O CEPF é uma iniciativa conjunta da Agência Francesa de Desenvolvimento, da Conservação Internacional, União Europeia, da Fundo Global para o Meio Ambiente, do Governo do Japão, e do Banco Mundial. Uma meta fundamental é garantir que a sociedade civil esteja envolvida com a conservação da biodiversidade.

MEMBROS MATENEDORES

logo-nescafe.png
logo-expocaccer.png
logo-lavazza.png
logo-nespresso.png
logo-cooxupe.png
logo-Cofco.png
Volcafe-Membros-Mantenedores.png
logo-DaTerra.png
logo-NKG.png

FINANCIADOR

logo-critical.png

O Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos é uma iniciativa conjunta da Agência Francesa de Desenvolvimento, da Conservação Internacional, União Europeia, da Fundo Global para o Meio Ambiente, do Governo do Japão, e do Banco Mundial. Uma meta fundamental é garantir que a sociedade civil esteja envolvida com a conservação da biodiversidade.

PARCEIROS CHAVE

logo-Prefeitura-SerraSalitre.png
logo-Prefeitura-Coromandel.png

APOIO

logo-cervivo.png
logo-cerradoMineiro.png
logo-IEB.png
logos-Parceiros-Tecnicos-3.png
logo-Conservation.png

PARCEIROS TÉCNICOS

logos-Parceiros-Tecnicos-1.png
logos-Parceiros-Tecnicos-8.png
logos-Parceiros-Tecnicos-2.png
logos-Parceiros-Tecnicos-9.png
logos-Parceiros-Tecnicos-4.png
Mestria-ParceiroTecnico.png
logos-Parceiros-Tecnicos-5.png
logos-Parceiros-Tecnicos-7.png
logo-imaflora.png

EQUIPE

foto-Fabiane.png

FABIANE SEBAIO

Mestre em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre, coordena projetos a mais de 10 anos. Apaixonada pela natureza e por pessoas, gosta de coordenar equipes e multiplicar conhecimentos.

equipe-8.png

JULIANO TARABAL

Especialista em Gestão do Agronegócio Café, atua há 23 anos no Agronegócio Café e, atualmente, é Superintendente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado e Fundaccer, já há 12 anos no Sistema Região do Cerrado Mineiro.

equipe-2.png

LINA INGLEZ

Mestre em Ciências Florestais formada pela ESALQ/USP, com 30 anos de experiência em conservação da Mata Atlântica e do Cerrado. Atua em empresas ligadas ao agronegócio visando sustentabilidade de propriedades agrícolas.

equipe-4.png

MARIANA CRISTINA

Bióloga, formada do Centro Universitário do Cerrado, atua no Consórcio Cerrado das Águas como Agente de Restauração na implementação do Programa de Investimento no Produtor Consciente.

equipe-9.png

TIAGO / EMATER

Especialista em Produção Vegetal e Sustentabilidade pela Universidade Federal de Lavras, trabalha no Programa Certifica Minas Café em Patrocínio/Emater.

foto-Poliana.png

POLLIANA DIAS

Formada em Letras com especialização em Marketing. Atua com comunicação no agronegócio há mais de 15 anos com experiência em assessoria de imprensa, organização de eventos, marketing de relacionamento, marketing de conteúdo e escrita criativa. Atua, desde 2020, como assessora de comunicação do CCA.