top of page

R13 - SISTEMAS AGROFLORESTAIS - SAF

Descrição: O SAF (ou agroflorestal) combina o plantio de árvores ou arbustos com cultivos variados para consumo e comercialização. Essa diversidade permite o maior aproveitamento dos recursos naturais, como solo, água e luz.

Trata-se de um multicultivo adensado em que são plantadas várias espécies, com vários estratos de crescimento, ciclos de vida, dirigidas pela sucessão natural.


Como fazer: Existem muitos modelos de SAFs, e a literatura sobre o tema é vasta. Sugere-a publicação SISTEMAS AGROFLRESTAIS – UMA ALTERNATIVA DE MANTER A FLORESTA EM PÉ, que pode ser baixado através do o site https://www.iasb.org.br/projetos/%20arquivos/arquivo_37_18.pdf

A implantação do sistema agroflorestal é manual, com baixíssimo revolvimento de solo, sem uso de agroquímicos, porém sem dispensar adubação verde e orgânica. Sementes e mudas devem ser preferencialmente obtidas próximo ao local onde será instalado, a fim de manter a diversidade local.


Equipamentos necessários: Enxadas, ancinhos, cavadeiras, embalagens de transporte, trator e carreta.


Época da realização: No início das águas.


Monitoramento: Estimar a produção ano a ano. Amostrar 10% da área.


Indicadores: Aumento dos índices de produção ano a ano.


Benefícios do SAFs: Aumenta a rentabilidade líquida da propriedade pela possibilidade de elevar a produtividade agrícola e/ou florestal e reduzir os custos de produção, por meio da menor necessidade de tratos como controle fitossanitário, adubação e irrigação; também pela possibilidade de melhorar as condições de trabalho (sombreamento) e de alimentação do produtor rural. Com os SAF's já se conseguem resultados econômicos no primeiro ano de implantação, além do bem-estar que a convivência com a natureza proporciona aos homens e animais.



15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page