!-- Google Tag Manager (noscript) -->
top of page

PREPARO DO SOLO - PREPARO REDUZIDO DE SOLO+ SUBSOLAGEM + PLANTIO EM NÍVEL1

Descrição: Como técnica alternativa à clássica aragem e gradagem, a combinação do preparo reduzido do solo, com a subsolagem em nível, apresenta-se como uma técnica mais favorável para a agricultura nos trópicos.


O preparo reduzido do solo consiste em proporcionar menor número de operações que o preparo convencional, resultando em menor incorporação de resíduos vegetais, menor inversão do solo, menor custo de preparo e redução das perdas de solo e água.


Já a subsolagem é importante para garantir a infiltração da água no solo. Sem ela, há risco de erosão, uma vez que a terra revolvida pela aração pode ser carregada pela água das chuvas se esta não conseguir infiltrar.


A vantagem da subsolagem em relação à aração profunda é que a primeira apenas abre o solo, sem revolvê-lo, de forma que a camada viva do solo se mantém na mesma camada que propicia sua continuidade.


Além disto, como há movimentação do solo, o plantio em nível é necessário também para se evitar o desenvolvimento de processo erosivos.


Neste sistema, é importante plantar outras culturas nas entrelinhas ou fazer o manejo do

mato, para que o solo seja protegido.


Como fazer:

Aração - no máximo a 15 cm de profundidade com a terra seca ou levemente úmida;

Subsolagem - no máximo até 35 cm de profundidade com a terra seca;

Plantio em nível - marcar as curvas de nível do terreno com base na declividade. A marcação das curvas de nível pode ser feita com diversos instrumentos, como: o nível de mangueira, o nível de precisão e os vários tipos de trapézios de madeira.


Época de realização: Agosto e Setembro.


Equipamentos necessários: Arado, subsolador, escarificador.


Monitoramento de Estratégia: Observar formação de erosão na área, acompanhar o desenvolvimento das plantas.


Indicadores: Menor movimentação de solo, raízes mais profundas devido a descompactação, menos problemas com erosão.


Serviços Ecossistêmicos Conservados: Conservação da estrutura do solo, conservação da biodiversidade, infiltração de água no solo.







0 visualização0 comentário
bottom of page