CEPF | 2019
Reward Program for Conscious Producers - Restoring Ecosystem Services in the Cerrado

Sobre o Projeto
Financiador
Ano
Edital
Valor do Apoio
Duração
Objetivo
CEPF - Critical Ecosystem Partnership Fund
2019
O financiamento em apoio a este Contrato é disponibilizado a partir do Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos (“CEPF” [Critical Ecosystem Partnership Fund]), uma iniciativa conjunta da Conservation International (“CI”), do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (“BIRD”), do Fundo Global para o Meio Ambiente por meio do BIRD como agência implementadora e por meio da CI como agência implementadora (“GEF”), o Governo do Japão por meio do BIRD como administrador dos fundos fornecidos pelo Ministério das Finanças (“Japão”), Agência Francesa de Desenvolvimento (a Agência Francesa de Desenvolvimento (l’Agence Française de Développement, “AFD”) e a União Europeia (“UE”)
U$ 400 mil
26 meses (Maio 2019 a Junho 2021)
Objetivo central do PIPC é estabelecer e implementar uma estratégia para restaurar a prestação de serviços ecossistêmicos na bacia a longo prazo através de um processo de envolvimento efetivo com produtores e atores locais.
Instituições Parceiras
-
DATERRA Doação de 30 mil mudas
-
IMAFLORA - Investimento de 25 mil reais na construção dos indicadores.
-
SEBRAE - Investimento de R$ 36.440,00 no diagnóstico das bacias de expansão.
-
Prefeitura de Serra do Salitre - Contratação dos trabalhadores de campo para restauração das áreas.
-
Prefeitura de Serra do Coromandel - Contratação dos trabalhadores de campo para restauração das áreas.
-
IEB - Apoio na articulação com parceiros e possíveis financiadores.
-
Região do cerrado mineiro - Engajamento de atores e partes interessadas, comunicação sobre a CCA
-
Redes de sementes de cerrado - Parceria na construção do curso. Curso de Sementes do Cerrado. Formação de coletores e restauradores.
-
EMATER - Diagnóstico da propriedade e avaliação dos PIPs (Planos Individuais da Propriedade).
-
LAPIG/UFG - Análise de impacto das bacias de atuação.
-
Universidade Federal de Viçosa (Campus Rio Paranaíba) - Parceria na construção e execução da oficina de atualização de estratégias para agricultura inteligente.
Beneficiários
Diretamente:
-
73 propriedades
-
57 produtores
-
495 homens e 434 mulheres participaram do curso "Sementes do Cerrado - Formação de Coletores de Sementes e Restauradores do Cerrado" e 43 produtores e 2 mulheres receberam treinamento e orientação sobre estratégias de agricultura inteligente do ponto de vista climático.
-
10 colaboradores de campo
-
5 funcionários do escritório
Indiretamente:
-
100 mil moradores de Patrocínio e Serra do Salitre