!-- Google Tag Manager (noscript) -->
top of page

ESTRADAS - DIMINUIR A VELOCIDADE DA ÁGUA E FAVORECER A INFILTRAÇÃO


Descrição: Os processos erosivos nas estradas muitas vezes se relacionam com a velocidade com que a água escorre pelo terreno. A velocidade tanto será maior, quanto maior a declividade do terreno. Uma forma de diminuir a velocidade da água é a implantação de camaleões e lombadas, associadas a bacias de infiltração, muitas vezes denominadas "barraginhas".


Como Fazer: Estabelecer lombadas associadas a bacias de Pá-carregadeira ; infiltração a cada 20 m em trechos mais íngremes e a cada 40 m em trechos mais planos. As bacias de infiltração, ou barraginhas, são pequenas bacias escavadas em formato de prato ou meia lua, com diâmetro médio de 16 m e profundidade média de 1,8 m. Em solos arenosos, o tamanho da barraginha deve ser aumentado para até 20 m1;


O plantio de espécies de crescimento rápido nas bordas mais altas da barraginhas evita o desmoronamento de terra e entupimento da bacia.


Equipamentos necessários: Pá-carregadeira; Retroescavadeira.


Época de realização: Maio a setembro; Período de Estiagem.


Monitoramento de Estratégias: Observar presença ou ausência de erosão laminar; Observar a dinâmica do movimento da água na área; Observar a presença de curvas de níveis no terreno.


Indicadores: Redução do aparecimento de sulcos de erosão, menor assoreamento de rios.


Serviços Ecossistêmicos Conservados: Infiltração de água no solo; Abastecimento do lençol freático; Preservação do solo.



1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page