top of page

R1-ACEIRO

Descrição: As queimadas destroem rapidamente plantios e as áreas sob regeneração natural. O aceiro é uma área livre com cobertura vegetal tanto viva, quanto morta, no entorno das áreas de recomposição. Esta prática deve ser adotada em todas as situações onde há risco de incêndios.


Como fazer: Com o uso de enxada, ou via mecanizada utilizando trator acoplado com lâmina frontal para raspar e afastar a camada superficial do solo com vegetação; ou pelo revolvimento e incorporação da vegetação através de uma aragem e/ou gradagem leve do solo.

As larguras sugeridas de aceiros são:

  • Faixas entre 2 a 3 metros em torno de formações campestres.

  • 4 a 6 metros em formações savânicas e florestais.


Equipamentos necessários:

  • Trator;

  • Lâmina frontal ou arado ou grade;

  • Enxadas, EPI completo.


Época de realização: Antes da diminuição das chuvas (junho/julho). Manter essas áreas limpas em todo período seco (inverno).


Serviços Ecossistêmicos: Garantindo o desenvolvimento e conservação das florestas e áreas naturais, todos os serviços ecossistêmicos são preservados.





Aceiro feito manualmente nas divisas da

propriedade, protegendo o reflorestamento

das queimadas.






Monitoramento: O monitoramento é feito através do comparativo de fotos tiradas periodicamente, além de entrevistas com o responsável pela ação para identificar o sucesso na mitigação dos riscos.


Indicadores: Avaliar anualmente o histórico de fogo no local, classificando a sua frequência em Ausente /Baixa/Média/Alta.


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page