Para celebrar Dia Nacional do Cerrado, plataforma colaborativa apresenta ações para aprofundar o conceito de proteção ao bioma.
Por ASCOM Consórcio Cerrado das Águas
O Consórcio Cerrado das Águas, plataforma colaborativa criada em 2014 que tem como foco promover ações e estratégias para restauração, preservação e conservação do bioma Cerrado, lança, no dia 11 de setembro, Dia Nacional do Cerrado, a campanha: “O Cerrado me Protege”. Trazendo uma nova visão sobre a proteção, a campanha tem como objetivo promover a reflexão de que o Cerrado é casa que abriga a população e toda a biodiversidade que nele habita, por isso ele protege a todos. Porém, como toda casa, precisa da envolvimento de seus habitantes para seu cuidado e manutenção, como explica a bióloga e Secretária Executiva do Consórcio Cerrado das Águas, Fabiane Sebaio
“No dia do Cerrado não queremos somente falar das características desse incrível bioma, como a floresta invertida, a caixa d'água do Brasil, que ele ocupa 25% do território brasileiro, ou que abriga uma riquíssima biodiversidade. Hoje é dia do Cerrado e precisamos falar e refletir sobre o quão desprotegidos estamos ficando. Um dia criado para lembrarmos a importância desse bioma e que é papel de cada um preservá-lo. No entanto, estamos falhando nisso. O Cerrado é um bioma essencial, atuando como um verdadeiro escudo natural para a manutenção de nossas vidas e nossos negócios. No entanto, devido a nossa forma de viver, a capacidade do bioma de regular o clima, conservar a biodiversidade e manter as nascentes que abastecem os grandes rios brasileiros, está sendo diminuída drasticamente devido aos impactos do desmatamento, incêndios e aumento das temperaturas”, avalia.
Com a campanha “O Cerrado me Protege”, o Consórcio Cerrado das Águas convida todos a reconhecerem essa conexão e se engajarem em ações de preservação e restauração. Ao unir forças, é possível garantir a sustentabilidade do Cerrado, preservando os serviços ecossistêmicos essenciais para a sobrevivência humana no planeta.
“O Cerrado Me Protege” tem, como ação principal, uma ativação em quatro cafeterias de Patrocínio-MG: Aroma e Art Café, Dulcerrado by Expocacer, Primitivo Cafeteria e Torrefação e Ypslon Idiomas e Cafés. O maior município produtor de café e que recebeu o primeiro projeto-piloto do Consórcio em bacia hidrográfica no córrego Feio no ano de 2019, receberá a ação que tem início no Dia do Cerrado e consiste em incentivar o público das cafeterias e entender a importância do bioma por meio de um quiz que, ao ser respondido, leva ao conhecimento sobre o bioma e a plataforma colaborativa, bem como a um sorteio de voucher de R$ 100,00 que acontecerá no dia 11 de outubro.
Além dessa ação, no dia 11 de setembro haverá entrevistas ao vivo com especialistas em restauração no Cerrado nas rádios de Patrocínio: Módulo FM e Difusora 95,3.
Também foi criada uma página dedicada ao bioma Cerrado no site do Consórcio Cerrado das Águas que pode ser acessada no endereço eletrônico: https://www.cerradodasaguas.org.br/o-cerrado . A página traz curiosidades sobre o bioma, depoimentos e uma chamada para ação para a preservação do bioma.
Trabalho estratégico e com foco na resiliência climática
Consórcio Cerrado das Águas (CCA) foi criado em 2014, motivado pela crise hídrica vivenciada neste ano. O objetivo da sua implementação foi agregar esforços para implantação de estratégias de Agricultura Climaticamente Inteligente e Regenerativa que garantissem a provisão de serviços ecossistêmicos com a finalidade de alcançar um sistema produtivo resiliente às mudanças climáticas em propriedades agrícolas no entorno de bacias hidrográficas, gerando impactos positivos no bioma Cerrado Mineiro.
Organizado para ser uma plataforma colaborativa, o CCA reúne e inclui vários setores, uma vez que envolve empresas, governo e sociedade civil para um mesmo objetivo. Fazem parte, como membros associados da plataforma colaborativa as seguintes empresas e entidades: Nescafé, Expocacer, Nespresso, Lavazza, Cooxupé, CofCo Internacional, Volcafé, NKG Stockler, Daterra Coffee, Federação dos Cafeicultores do Cerrado, CerVivo e Starbucks. Além disso, a plataforma possui parceiros-chaves como a Prefeitura de Municipal de Serra do Salitre e a Prefeitura Municipal de Coromandel.
O objetivo de mitigar os efeitos das mudanças climáticas na cafeicultura tem sido alcançado pelo PIPC – Programa de Investimento no Produtor Consciente. A metodologia desenvolvida pelo Consórcio Cerrado das Águas, teve início em 2019. O trabalho desenvolvido pelo CCA é conduzido com produtores rurais de uma determinada bacia hidrográfica em quatro frentes de atuação: paisagens conectadas, gestão dos recursos hídricos, Agricultura Climaticamente Inteligente e Engajamento Institucional. Atualmente, há o atendimento em 116 propriedades rurais em três bacias: Patrocínio, Serra do Salitre e Coromandel e agora segue para Araguari.
Os resultados ultrapassam as porteiras e tem como foco o bem coletivo. Com a visão de que a água de amanhã é fruto da paisagem que está sendo construída hoje, o CCA desenvolve ações e projetos que visam à construção de paisagens produtivas sustentáveis, gerando impactos ambientais e socioeconômicos positivos sobre a água para todos na Região do Cerrado Mineiro.
Entre os resultados dos esforços que impactam diretamente mais de 150 mil pessoas, estão 2.981 hectares de lavouras com estratégias de Agricultura Climaticamente implementadas, 195 hectares de vegetação nativa conservada e 50 hectares de vegetação nativa com estratégias de restauração implementadas. Com ações voltadas para a saúde do solo e água, destacam-se 1.143 hectares com estratégias implementadas e o alcance de 86,63% de índice de manejo de carbono, o que indica a eficácia de métodos como plantio direto e uso de culturas de cobertura, na acumulação de matéria orgânica no solo, comparando a quantidade e a estabilidade do carbono no solo em diferentes sistemas agrícolas. Até o momento, 68 mil mudas de espécies nativas foram plantadas como parte integrante das implementações de Agricultura Climaticamente Inteligente.
Saiba mais sobre o CCA acessando: https://www.cerradodasaguas.org.br/
Comments