!-- Google Tag Manager (noscript) -->
top of page

Investidores pelo Futuro une esforços para cuidado e conservação do Cerrado

Consórcio Cerrado dos Águas (CCA) lança projeto para agir de forma colaborativa com a sociedade ampliando conscientização e ações sobre conservação do bioma para a Região do Cerrado Mineiro.


Por ASCOM Consórcio Cerrado das Águas


Patrocínio-MG, setembro de 2023. No mês em que se celebra o Dia do Cerrado, o Consórcio Cerrado das Águas apresenta a iniciativa “Investidores pelo Futuro”, projeto que visa envolver a comunidade em ações de conscientização e práticas para a conservação do bioma Cerrado na Região do Cerrado Mineiro, sua área de atuação, em que aqueles que aderem à iniciativa estão investindo pelo futuro.


Os investimentos podem ser feitos de duas formas: financeiramente ou em bens e serviços e a adesão à iniciativa é feita pelo site do CCA. Na plataforma, a pessoa ou empresa escolhe como pode ou quer investir para garantir a disponibilidade de recursos naturais no futuro, seja, apoiando agricultura sustentável para mitigar as mudanças climáticas ou apoiando a restauração da vegetação nativa do Cerrado para proteger espécies ameaçadas de extinção; neutralizando a pegada de carbono e promovendo a segurança alimentar e a garantia da disponibilidade de água.



O CCA, que desde 2019 atua de forma colaborativa incluindo vários setores como empresas, governo e sociedade civil, vê na iniciativa uma ampliação do seu objetivo de agregar esforços para a preservação e conservação ambiental com a finalidade de combater as mudanças climáticas.


“A iniciativa surge diante dos avanços das alterações climáticas e a oferta irregular de água que, consequentemente, impactam a produção agrícola e todos nós. Dados da ONU (2021) mostram que 31% das emissões de gases de efeito estufa provêm dos sistemas agroalimentares. No entanto, é na agricultura que encontramos a proteção do clima e o alcance da meta de deter o aquecimento global em 1,5°C. Por isso, o CCA apoia agricultores no desenvolvimento de estratégias de Agricultura Climaticamente Inteligente para proteger o Cerrado, garantir a disponibilidade de água e combater a crise climática. Logo, investir no futuro é ter a consciência, hoje, de que a capacidade de transformar a atual realidade está em nossas atitudes. Todo mundo pode fazer alguma coisa”, esclarece Fabiane Sebaio, secretária executiva do CCA.


Com foco em retornos em médio e longo prazo, o CCA considera que o capital da transformação é o presente e é ele que tornará o ambiente mais próspero, seguro e viável para a manutenção de uma vida de qualidade em nosso planeta, assegurando o bem-estar de todos os seres que nele habitam.


Duas linhas para investimento

Um dos objetivos do CCA é que as empresas e pessoas possam aderir à iniciativa e se beneficiar deste investimento revertendo em ações de sustentabilidade para a sua corporação, engajando colaboradores e tornando as ações do Consórcio conhecidas e fortalecidas pelo envolvimento de mais pessoas.


Para isso, foram criadas duas formas de apoiar as ações do CCA. Quando a opção escolhida é “Investir em Bens e Serviços”, a pessoa ou empresa apoia o desenvolvimento das ações nas propriedades PIPC - Programa de Investimento no Produtor Consciente, seja como voluntário executando serviços, seja ofertando descontos ou condições especiais em produtos diretamente aos produtores da plataforma com foco na otimização da implementação das estratégias de Agricultura Inteligente para o clima. Entre os benefícios para investir nessa linha estão: ter a logomarca da organização no site e também contar com divulgação em lista oficial do projeto e nas redes sociais do Consórcio Cerrado das Águas. Aqueles que investirem nessa linha receberão um kit para inspirar seu grupo sobre como combater as mudanças climáticas e relatório simplificado para acompanhar o desenvolvimento das ações.


Quando a opção de apoio escolhida é “Investir Financeiramente”, o investimento se faz em recursos financeiros proporcionando ao CCA fazer a aquisição de mão de obra, insumos, equipamentos e outras necessidades para o desenvolvimento de estratégias nas propriedades que irão combater os riscos climáticos diagnosticados nas bacias hidrográficas. Nesta opção são ofertadas quatro categorias com investimentos progressivos e com benefícios que vão desde ter a logomarca da organização no site e canais de comunicação do CCA, como receber um membro do CCA para uma palestra de conscientização ambiental, até ser citado no vídeo institucional como apoiador da plataforma. Os benefícios variam de acordo com a categoria.


Para investir ou saber mais sobre o projeto, basta acessar o site https://www.cerradodasaguas.org.br/investidordofuturo.


Contribuindo com os avanços do CCA

Como plataforma colaborativa, o Consórcio conta com 12 empresas da cafeicultura que subsidiam as estratégias e dão suporte para as iniciativas avançarem, sendo membros associados. Por meio do esforço conjunto, o CCA coleciona números que mostram que é possível construir paisagens produtivas sustentáveis, impactando positivamente o Cerrado. São 500 hectares implementados de Agricultura Climaticamente Inteligente; 48 mil árvores plantadas; 130 hectares de planos de adaptação climática em 2022; 150 hectares de área em processo de restauração e 367.334 toneladas de potencial de sequestro de carbono.


Com a iniciativa, o CCA espera que a plataforma colaborativa se expanda, bem como as ações ganhem reforço, envolvendo a comunidade nas ações.


Sobre o CCA

Criado em 2015, em Patrocínio - MG, o Consórcio Cerrado das Águas tem como objetivo agregar esforços para a implementação de estratégias que garantam a provisão de serviços ecossistêmicos a fim de alcançar um sistema produtivo resiliente às mudanças climáticas.


A iniciativa possui como membros associados as seguintes empresas: Nescafé, Expocaccer, Nespresso, Lavazza, Cooxupé, CofCo, Volcafé, Stockler, Daterra, Federação dos Cafeicultores do Cerrado, CerVivo e Starbucks. Além disso, a plataforma possui os parceiros-chaves como a Prefeitura de Municipal de Serra do Salitre e a Prefeitura Municipal de Coromandel.

Saiba mais acessando: http://cerradodasaguas.org.br

_____

Contato para Imprensa

Polliana Dias

Assessoria de Imprensa CCA

C. +55. (34).9.8818-771


97 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page