!-- Google Tag Manager (noscript) -->
top of page

Fazendas de Águas: Revista Globo Rural destaca cafeicultura sustentável do Cerrado Mineiro

Atualizado: 29 de jun. de 2023

Iniciativa do Consórcio Cerrado das Águas foi tema de reportagem na última edição da tradicional revista do setor agrícola.


Por Consórcio Cerrado das Águas




O Consórcio Cerrado das Águas (CCA) foi destaque em matéria sobre sustentabilidade na cafeicultura na última edição da Revista Globo Rural de junho e julho. A matéria produzida pela jornalista Lívia Andrade, traz um relato sobre a aplicação das estratégias de Agricultura Climaticamente Inteligente (ACI), orientadas pelo Consórcio Cerrado das Águas e aplicadas pelos produtores integrantes do PIPC (Programa de Investimento no Produtor Consciente) em suas propriedades e os resultados alcançados. Foram visitadas duas propriedades em Patrocínio, na bacia do Córrego Feio, sendo a Fazenda Cinco Estrelas, propriedade de Ricardo Bartholo, destaque na publicação e a Fazenda Grão de Ouro, propriedade de Rogério Arantes. Em Serra do Salitre, foram feitas três visitas, sendo a Fazenda Silvia Amélia, propriedade de Eduardo Lana, a Fazenda Nossa Senhora dos Remédios, da Família Pelegrini e a Fazenda Serrinha, de Clotilde Marson, cujas propriedades estão na área da bacia do ribeirão Grande.



A jornalista esteve em campo com o Consórcio Cerrado das Águas durante três dias em março, na realização da primeira Viagem ao Cerrado, iniciativa para apresentar aos membros associados a evolução das práticas de ACI, que conta com investimento anual das empresas, frente às mudanças climáticas, bem como o engajamento destes produtores com as estratégias propostas pelo CCA. Dentre as estratégias apresentadas e relatadas na matéria estão a conservação do solo e da vegetação nativa, ampliação e estabilização da área de preservação permanente, manejo dos recursos hídricos e agrofloresta.





Os relatos dos produtores que estampam as páginas da revista e integram o CCA, demonstram a preocupação e a ação da plataforma colaborativa, sobretudo dos produtores, em estabelecer, nos campos, paisagens produtivas sustentáveis.



A revista estará nas bancas no início do mês de julho.





Sobre o CCA

Criado em 2015, em Patrocínio - MG, o Consórcio Cerrado das Águas tem como objetivo agregar esforços para a implementação de estratégias que garantam a provisão de serviços ecossistêmicos a fim de alcançar um sistema produtivo resiliente às mudanças climáticas.

A iniciativa possui como membros associados as seguintes empresas: Nescafé, Expocaccer, Nespresso, Lavazza, Cooxupé, CofCo, Volcafé, Stockler, Daterra, Federação dos Cafeicultores do Cerrado e CerVivo. Além disso, a plataforma possui os parceiros-chaves como Prefeitura de Municipal de Serra do Salitre e Prefeitura Municipal de Coromandel.



530 visualizações0 comentário
bottom of page